MASSOTERAPIA - CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM
É difícil definir massagem de forma precisa e completa. Há muitas formas de massagem e trabalhos corporais sendo utilizados com diversas finalidades.
Uma definição geral é que MASSAGEM É UM CONJUNTO DE TÉCNICAS APLICADAS COM AS MÃOS, SOBRE A PELE, COM FINALIDADES ESTÉTICAS OU TERAPÊUTICAS.
A massagem tem como finalidade buscar o equilíbrio mental, físico e energético do paciente. Aplicada em regiões específicas, a massagem ativa a circulação sangüínea, proporcionando o relaxamento muscular, o alívio de dores, cansaço e stress.
Para uma boa massagem, deve-se adequar alguns elementos essenciais - direção, ritmo, velocidade, intensidade, duração e freqüência - com as necessidades específicas de cada paciente, planejando a conduta terapêutica e aplicando as técnicas de forma eficiente e segura.
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM
EFEITO ÓSSEO: A produção do líquido sinovial, que lubrifica as articulações, é estimulada com a massagem.
EFEITO VASCULAR: A massagem promove aumento da circulação local e estimula o retorno venoso, auxiliando o fluxo sangüíneo a retornar ao coração, reduzindo assim a pressão do sangue e aumentando a porcentagem de oxigênio nos tecidos. Conseqüentemente, promove uma eliminação mais eficiente de resíduos metabólicos celulares.
EFEITO MUSCULAR: A massagem ajuda a dissolver os nódulos de tensão muscular, produzidos por tensão crônica (má postura, por exemplo), ou por um trauma físico ou emocional. Por promover aumento da circulação, a eliminação de toxinas musculares é mais eficiente, permitindo ao músculo um relaxamento intenso.
EFEITO REFLEXO/NERVOSO: Com a massagem, ativamos o sistema nervoso parassimpático, devido à presença de milhões de receptores sensoriais (ex: receptores de tato, dor, temperatura, etc) existentes na pele, relaxando e tonificando os nervos, melhorando assim, o estado geral de todos os órgãos do corpo.
EFEITO ENERGÉTICO: A pele tem a propriedade de conduzir estímulos que vem do meio ambiente ao sistema nervoso central. Através do TOQUE durante a massagem, ocorre uma ação contínua sobre as terminações nervosas na pele, de forma ritmada, fazendo com que a propriedade fisiológica de conduzir estes estímulos seja esgotada temporariamente, obtendo então estado de um relaxamento geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário